Souillac é uma pequena cidade às margens do rio Dordogna, com plantações de nozes e criações de patos, ovelhas, vacas e cabras para a produção dos mais saborosos produtos "fermier" (da fazenda). Podemos pecorrer as margens do rio através de estradas que o acompanham, a pé, de carro ou bicicleta. Como estamos no inverno, preferimos fazê-lo de carro, parando nos inúmeros mirantes disponíveis. Seguem algumas fotos:
Na sexta-feira, em frente ao hotel, uma feira maravilhosa cumprindo uma tradição medieval! Produtos "fermier" são vendidos pelos seus produtores: foie gras, pães de boulangers artisans, cogumelos diversos, confitures, conservas de pato, porco, ganso, mas também frutos do mar de várias regiões do planeta (viva a globalização) como os camarões gigantes que aparecem na foto.
Em nossa última noite, fomos recomendados pelo simpático casal Verônique e Eric, ao restaurante "Le Petit Relais", que fica numa cidadezinha próxima (12 km) chamada Calès. Imperdível o supremo de "Pigeonneaux" (pombo) com foie gras e frutas secas, assim como o fantástico queijo de rocamadour ao final. O vinho... Fizemos uma agradável descoberta do vinho de Cahors através de um "chateau les rigalets - 2005", um millesime da uva malbec e, que me perdoem os argentinos, encontrou por essas bandas um terroir magnifíco, produzindo vinhos como o les rigalets, de grande complexidade e bem superior aqueles elaborados pelos nuestros hermanos.
Roberto, estamos acompanhando seu blog com entusiasmo! (exceto quanto ao pombo - Silvia)Continuem aproveitando a deliciosa viagem...
ResponderExcluirUm 2013 de saúde, paz e muitas outras viagens como esta!Um abraço especial em LeTÍcia!
Dos amigos, Silvia e Jorge