quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Continuando nossa exploração do sudoeste francês, visitamos Gramat, passando por Rocamadour e, voltando à nossa base em Souilac, demos uma entradinha em Loubressac, charmosa vila medieval no topo de uma montanha.
No caminho, uma paradinha numa fazenda de criação de cabras integrada a uma fromagérie (foto acima) com queijos de fabricação própria. Degustamos o "Tomme" de sabor menos acentuado e um outro, de leite de cabra cru, de sabor acentuado e cheiro forte, típico de Rocmadour.
Em Gramat, almoçamos no Lion D'or. Destaque para a simpatia da Odille, a proprietária do hotel/restaurante e a deliciosa sobremesa, uma sinfonia em torno da clementine (tangerina). Um gateau, um mousse e um sorvete da divina fruta.
Após o almoço, visitamos um monumento da região, o castelo de Montal, obra de Jeanne Balzac, construído no início do século XVI, em estilo renascentista em sua primeira fase (fotos abaixo)
Destaque para uma escultura de cervo sobre a lareira da sala d'honneur, símbolo da prudência, para a escada em caracol e para os vitrais de origem alemã.
Ando particularmente interessado em meus estudos europeus, sobre essa primeira fase resnascentista, em função do que pretendo empreender em busca das origens da idéia moderna de liberdade e sua consolidação no direito moderno.
Hoje vamos visitar Cahors, a principal cidade da região de Lot, amanhã teremos mais novidades!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dr. Roberto, que legal o seu blog!
ResponderExcluirO senhor escreve muito bem!
Vou continuar acompanhando a sua viagem por aqui, e ficar só sentindo o gostinho da França!
Aproveite. Beijos.